domingo, 4 de outubro de 2009

Taxa de efetivação é de apenas11%

Os dados globais da atividade de captação de órgãos, também presente no Registro Brasileiro de Transplantes divulgado semana passada pelo Ministério da Saúde, mostram que, em Goiás, a taxa de efetivação da doação de órgãos para transplantes é de 11,1% dos potenciais doadores do Estado. A média nacional de doadores efetivos no Brasil é de 25,5%, considerando o desempenho do Sistema Nacional de Transplantes no período de janeiro a junho deste ano. O porcentual só é maior que o do Estado do Pará.

A maioria das taxas que medem a quantidade de transplantes realizados (por milhão de população) revela índices bem menores em Goiás que a média do Brasil. No caso dos transplantes renais, cuja média nacional é de 21,9 transplantes por milhão de população (pmp), em Goiás o índice é de 9,6 pmp.

O desempenho dos transplantes de medula óssea também é bem inferior ao da média. No Brasil, a taxa é de 7,8 transplantes de medula óssea pmp. Em Goiás, ela é de 3,8 pmp. Os dados da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos de Goiás (CNCDO-GO) mostram que, em 2005, a quantidade de transplantes realizados em Goiás, considerando os de córnea, rim, coração e medula óssea, chegou a 1.002. O balanço dos nove primeiros meses de 2009 revela queda acentuada no número de cirurgias: foram realizados no período só 368 transplantes de órgãos.

Um comentário:

  1. Olá blogueiro,
    É muito important incentivar a doação de órgãos e conscientizar as pessoas sobre a importância deste gesto de solidariedade.
    Para ser doador de órgãos não é preciso deixar nada por escrito. O passo principal é avisar a família sobre a vontade de doar. Os familiares devem se comprometer a autorizar a doação por escrito após a morte. Divulgue a ideia e salve vidas!
    Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir